Parque de Exposições de Porciúncula: Um espaço para impulsionar os negócios, o turismo e o lazer!

feira-de-artesanato-de-alphaville-1-1
Exemplo de uma Feira de Negócios

A realização da Festa do Cavalo, no Parque de Exposições de Porciúncula, ocorrida de 28 a 30 de outubro foi um primeiro passo importante para melhor aproveitamento do daquele espaço.

Habitualmente, o Parque de Exposições é utilizado apenas para abrigar a Exposição Agropecuária, que ocorre na semana do aniversário da emancipação político-administrativa do município.

O Parque de Exposições José d’Abreu Salgado é amplo, com aproximadamente 54 mil m², com boa infraestrutura e bem localizado. Está a poucos metros da Rodovia Deputado Luiz Fernando Linhares – RJ 220.

Projeto

Sobre a planta do parque de exposições, desenvolvi um estudo preliminar para melhor aproveitamento da área, pensando justamente em adaptá-lo para que possa abrigar diversos tipos de eventos, considerando até mesmo a questão da logística. Poderíamos concentrar todas os tipos de eventos: shows, apresentações, palestras, feiras empresariais, concursos de animais e leilões. Cada tipo de evento, utilizando um espaço ou equipamento apropriado, que poderá servir a mais de um uso.

Neste projeto que desenvolvo, definir os fluxos de circulação: visitantes, expositores e veículos de apoio e criei lotes, com espaços variados, que possam acomodar os diversos usos que o conceito de parque se propõe a oferecer, considerando os tipos de eventos citados.

Considerando a escassez de recursos, a prefeitura poderia gradativamente ir melhorando a infraestrutura com a arborização de vias, o que permitiria melhor conforto térmico para eventos realizados durante o dia na primavera e no verão.

A localização do Parque de Exposições em relação ao centro da cidade também é um ponto favorável. Do centro da cidade é possível ir caminhando até o Parque.Em termos de mobilidade das pessoas, o acesso é universal, pois não há desníveis insuperáveis para as pessoas com a mobilidade reduzida. É claro que, há necessidade de melhoramentos na pavimentação,sinalização, arborização e iluminação.

O Parque é um espaço formidável para impulsionar as atividades econômicas, turísticas e até de lazer do município. Para isso, é preciso planejamento e projeto, que possibilitarão a captação de recursos públicos e privados.

sem-titulo
Croqui da primeira fase do estudo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s