Sobre

30710148_448026808985846_9193531179607785472_nSou arquiteto urbanista, especialista em Gestão Pública e bacharel em Direito. Nasci em Porciúncula, no dia 27 de novembro.

Em 2001, aos 17 anos passei a ocupar o cargo de secretário do PFL no município de Porciúncula. Em 2003, fui eleito presidente da Comissão Executiva Municipal exercendo a função até 2011, quando o partido já havia adotado a nova denominação – Democratas (DEM). Durante este período fui também delegado do Diretório de Porciúncula junto ao Diretório Estadual do partido, tendo sido também durante vários anos membro efetivo da Comissão Executiva Estadual.

Em 2008, assumi o cargo de secretário parlamentar na Câmara Federal onde assessorei o deputado federal Rodrigo Maia, atual presidente da Câmara dos Deputados, permanecendo da função até 2014.

Em Porciúncula, sempre atuei de maneira voluntária, não tendo exercido nenhum cargo eletivo, apesar de sempre ter tido uma atuação política ativa. Foi neste período em que fui presidente do DEM e secretário parlamentar que articulei diversas emendas para o município e para a região Noroeste Fluminense, através do mandato do deputado Rodrigo Maia.

Também tive a oportunidade de estagiar na Defensoria Pública da Comarca de Porciúncula entre 2003 e 2004. Atuei também no Juizado Adjunto Criminal da Comarca, quando conheci mais um pouco e de outra forma os diversos problemas sociais do município.

Em 2003, articulei junto ao mandato do deputado federal Rodrigo Maia recursos via emenda parlamentar individual para a Associação Lar dos Velhos Antonio e Jacinta Schuwartz Vieira, que passava por uma crise financeira. Essa foi a primeira ação concreta como dirigente partidário no município.

Em 2005, com a eleição de Rubens da Silva Rezende para a presidência do Clube de Caça e Pesca de Porciúncula (CCPP), solicitei à deputada federal Laura Carneiro apoio para a nova gestão, conseguindo, a partir daí, a doação de todos os refletores que iluminam atualmente o campo de futebol do clube. O CCPP, apesar de ser um clube privado, sempre teve o seu espaço aberto para toda a comunidade porciunculense.

Em 2008, aos 25 anos, fui convidado pelo ex-prefeito Antonio Jogaib e indicado pelo DEM, para integrar a chapa como candidato a vice-prefeito nas eleições daquele ano. Jogaib concorria ao quarto mandato como prefeito de Porciúncula. Não aceitei concorrer naquele ano porque tinha como prioridade a faculdade. No ano de 2010 apresentei proposta à Prefeitura de Niterói para a realização de uma intervenção em Icaraí com o propósito de mitigar as inundações que afetam diversos bairros de Niterói. A proposta foi noticiada pelos jornais O Globo e O Fluminense.
Em Porciúncula, ainda no ano de 2010, apresentei um anteprojeto para a reforma das fachadas da Igreja Matriz de Santo Antonio e mais recentemente para a reforma da Praça Santo Antonio.

No ano de 2014 conclui a faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Anhanguera Educacional, em Niterói-RJ. No mesmo ano, o meu projeto de conclusão de curso foi um dos dez projetos brasileiros a participar do Primeiro Concurso Regional de Alternativas para a Habitação Popular para a América Latina e Caribe, na Colômbia, organizado pela Alianza Internacional de Habitantes – AIA. O tema do projeto tratava-se de um conjunto habitacional com dezesseis edifícios residenciais, escola, ambulatório com dez consultórios, espaço comunitário e praça de lazer para a cidade de Porciúncula, com o objetivo de reduzir o déficit habitacional do município, baseando-se no Plano Local de Habitação de Interesse Social do ano de 2012. Uma das marcas do projeto deve-se ao fato de que as 672 unidades habitacionais são acessíveis para as pessoas com deficiência e as unidades habitacionais foram projetadas de modo que o layout seja flexível, permitindo a criação de unidades com um, dois e três dormitórios sem qualquer alteração na estrutura, as fachadas e as áreas molhadas dos apartamentos. Neste conjunto habitacional seria possível garantir moradia para 2.352 porciunculenses, o que equivaleria a mais de 10% da população residente, considerando todo o território do município.

Sou sócio do Clube de Engenharia do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Em 2015, fui eleito para integrar a Divisão Técnica de Transporte e Logística (DTRL). Desde fevereiro do mesmo ano sou membro do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Sou autor do livro “O Prefeito Progressista, uma leitura histórica sobre o Governo Alaor Braz da Fonseca”, onde analiso os principais acontecimentos administrativos e políticos do município de Porciúncula entre os anos de 1976 a 1983, que ao lado do livro “Subsídios para a História de Porciúncula, de autoria do Dr. Edésio Barbosa da Silva, são as principais obras publicadas até hoje sobre os principais acontecimentos políticos do município, desde a sua emancipação em 1947.

Exerci também o cargo de assessor parlamentar na área de assuntos urbanos vereador Alexandre Arraes, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, de janeiro a agosto de 2017. Atuei num trabalho de equipe para a elaboração do projeto de lei n° 62/2017 que institui o Estatuto do Pedestre do Município do Rio de Janeiro, um marco para as políticas públicas de mobilidade urbana na capital do Estado, do projeto de lei n° 151/2017 que institui o Índice de Qualidade das Calçadas (IQC), da indicação n° 411/2017 que apresenta ao Poder Executivo o anteprojeto de lei que cria o Conselho Municipal de Mobilidade Ativa na Cidade do Rio de Janeiro, além dezenas de outras indicações, projetos de lei e emendas. Coordenei a organização da audiência pública da Comissão Especial de Estudo dos Limites de Autonomia Municipal no contexto do Ente Metropolitano, sob a ótica da mobilidade urbana realizada em 15 de agosto de 2017, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Desde 2017 sou membro da Associação Brasileira de Pavimentação e, em 5 de fevereiro de 2018, tomei posse como conselheiro estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro, sendo o primeiro arquiteto porciunculense a integrar o conselho do IAB-RJ. Atualmente, atuo como arquiteto urbanista, tendo projetos elaborados como autor e coautor em Porciúncula, Niterói, Teresópolis, Maricá, Rio das Ostras e Rio de Janeiro, onde estou cursando uma especialização em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica da UFRJ.

 

 

 

Anúncios