IMG_7534-GFC1-PB

Guilherme Fonseca Cardoso nasceu no dia 27 de novembro na Cidade de Porciúncula. Concluiu o ensino fundamental em sua terra natal e depois o ensino médio em Itaperuna, onde também graduou-se em Direito pela Universidade Iguaçu, em 2005. Foi estagiário na Defensoria Pública e no Juizado Adjunto Criminal da Comarca de Porciúncula. Mais tarde, transferiu-se para Niterói, onde graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Unipli/Anhanguera Educacional, em 2013, e em seguida, especializou-se em gestão pública pela AVM\Universidade Cândido Mendes, em 2015.

É sócio da Associação Brasileira de Pavimentação e do Clube de Engenharia do Brasil, integrando a Divisão Técnica de Transporte e Logística (DTRL) para o período (2015-2018).

É autor do livro “O Prefeito Progressista, uma leitura histórica sobre o Governo Alaor Braz da Fonseca”, onde analisa os principais acontecimentos administrativos e políticos do município de Porciúncula entre os anos de 1976 a 1983.

Exerceu o cargo de secretário parlamentar na Câmara dos Deputados de 2008 a 2014 e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, de janeiro a agosto de 2017 foi assistente do vereador Alexandre Arraes em assuntos urbanos, na elaboração do projeto de lei n° 62/2017 que institui o Estatuto do Pedestre do Município do Rio de Janeiro, do projeto de lei n° 151/2017 que institui o Índice de Qualidade das Calçadas (IQC), da indicação n° 411/2017 que apresenta ao Poder Executivo o anteprojeto de lei que cria o Conselho Municipal de Mobilidade Ativa na Cidade do Rio de Janeiro.

Coordenou a organização da audiência pública da Comissão Especial de Estudo dos Limites de Autonomia Municipal no contexto do Ente Metropolitano, sob a ótica da mobilidade urbana realizada em 15 de agosto de 2017, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Atualmente, está se especializando em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica da UFRJ.